quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DA ARTE

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A Proposta Triangular para o ensino da arte, teorizada por Ana Mae Barbosa preconiza um ensino de arte fundamentado em três eixos de ação: fazer artístico; leitura (apreciação da obra de arte) e contextualização da imagem (história da arte). Compreendendo esses eixos: fazer e ler as obras de arte ampliadas através da compreensão histórica.
Percebemos que a contextualização é indispensável na educação contemporânea. Se não há a contextualização, corre-se o risco de que o ensino da arte se restrinja a uma abordagem apenas estética. Por sua vez a arte contemporânea baseia-se em constructos teóricos centrados em processos de criação, de transformação, de interação, de conexão, de ação, entre outros; ela visa a participação e o despertar de um novo tipo de consciência criativa e coletiva para o estabelecimento de uma nova forma de fazer sensível e expressivo. Este pensamento é expresso no Currículo Básico Comum (2009):
“a Arte na educação escolar deverá ser pautada em atitudes e experiências pessoais, sociais e históricas. Ela é uma forma de linguagem que congrega significações, saberes, expressão e conteúdo, objetivando a interação e a apreensão da/na obra e entre os sujeitos que a contemplam e/ou participam dela em suas múltiplas dimensões e constituições.”Destacando a possibilidade de entrelaçamento entre as manifestações artísticas e as demais áreas do conhecimento numa construção um saber mais do que interdisciplinar, mas transdisciplinar recorremos a Edgar Morin (2005) que nos fala:
“Enquanto fragmentado, o saber não oferece nem sentido, nem interesse, a passo que, respondendo às interrogações e curiosidades, ele interessa e assume um sentido.”
Nesta perspectiva o fazerartístico na escola toma outra forma e sabor, contribuindo para o fortalecimento da experiência sensível e inventiva dos estudantes, e para o exercício da cidadania e da ética construtora de identidades artísticas. Esse fortalecimento se faz tendo como ponto de referência a compreensão da arte como um conhecimento humano sensível-cognitivo, voltado para um fazer e apreciar artísticos e estéticos e para uma reflexão sobre sua história e contextos na sociedade humana. Assim, é importante que os alunos participem de processos de ensino e aprendizagem criativos que lhes possibilitem continuar a praticar produções e apreciações artísticas, que favorecem aos estudantes a reflexão e troca de idéias, de posicionamentos sobre as práticas artísticas e a contextualização das mesmas no mundo regional, nacional e internacional.

Texto extraído do projeto apresentado "PRÊMIO SEDU: BOAS PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO- 3ª EDIÇÃO"Título: DANÇArt: O VALOR DA CULTURA QUE ESTÁ EM MIM Temas Contemporâneos Professor (a) responsável pelo projeto (autor principal): Renata Gomes Moura Stutz
BARBOSA, A. M. T. B. (1984), Arte - Educação: conflitos e acertos, São Paulo: Max Limonade,.
___. (ORG.) (2006), Arte/Educação contemporânea: consonâncias internacionais, São Paulo:Cortez.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000, p. 41-42.


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